Páginas

terça-feira, 21 de abril de 2015

A Importância da Literatura Infantil na Formação dos Pequenos Leitores


·         Introdução
O presente estudo tem por objetivo analisar a importância da literatura infantil na formação dos pequenos leitores. Preocupamo-nos com a falta de interesse pela leitura, mais direcionada a literatura infantil. Nosso interesse surgiu a partir de estudo direcionado da disciplina Literatura 

 Infantil do Curso de Pedagogia. Identificamos a falta de interesse  dos alunos ao frequentarem a biblioteca e automaticamente no  ato de ler ou mesmo ouvir estórias infantis. Desta maneira estre  trabalho teve o propósito de compreender os motivos pelos quais  as crianças do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) têm pouco ou  nenhum interesse pela literatura infantil, analisar os processos  históricos pelo qual a sociedade passou e de que maneira  isto interfere no gosto pela literatura infantil, identificar a  metodologia utilizada pelos professores da sala de aula como  também da biblioteca - e assim perceber como a escola tem favorecido o interesse e o gosto pela literatura infantil.

·       Justificativa
 Na atualidade percebemos que as crianças não têm mais o  mesmo interesse pela Literatura Infantil, estão muito mais  interessadas nas novas tecnologias, deixando de lado os  tão importantes livros.
 Sabemos que esse desinteresse pela leitura, acarreta grandes  problemas futuros, dentre eles dificuldades em produzir e  interpretar textos, e ainda se tornar um indivíduo com grandes  dificuldades em compreender de forma crítica a sociedade em que vive.
Queremos mostrar a nossas crianças que é a partir da literatura infantil que se desenvolve a imaginação, e se a leitura for cultivada desde cedo poderemos adquirir diversos conhecimentos, tais como: enriquecimento do vocabulário, desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, escrita, além do prazer que a leitura nos fornece.
Sabemos que as crianças gostam de ouvir estórias, e é nesses primeiros anos de vida que os pais devem incentivar seus filhos, contando estorinhas e mostrando-lhes livros ilustrados, de preferência com gravuras, onde sejam abordados o universo infantil. Desta maneira acreditamos que a criança terá mais interesse no ato de ler, através do incentivo e da prática de leitura seja por ela mesma ou por seus pais e professores.

Métodos:
A partir de questões norteadoras realizadas em sala de aula percebemos que é necessário o desenvolvimento de projetos, ações que busquem valorizar a leitura de histórias infantis com crianças das séries iniciais e do ensino fundamental.
Para realização deste estudo utilizamos várias obras literárias, dentre elas: A Galinha Ruiva, O mágico de Oz, A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, onde foram realizadas: rodas de leitura, leitura individual, interpretações individuais através de desenhos e da reescrita das estórias narradas, com o intuito de perceber através da prática de leitura o gosto pela Literatura Infantil e como elas se comportavam mediante esta atividade.


Fonte: Só Pedagogia

Nenhum comentário:

Postar um comentário