Páginas

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

CAMPANHA MULTIVACINAÇÃO - 19 A 30 DE SETEMBRO!



De 19 a 30 de setembro acontece em todo o país as campanhas de Multivacinação e de atualização da caderneta de vacinação. Este ano, a ação é voltada para menores de cinco anos e para crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos. Entre as vacinas que devem ser atualizadas está a vacina contra poliomielite. Entretanto, nem todas as crianças deverão ser vacinadas, somente as que estão com ela em atraso.
As doses devem ser aplicadas nas seguintes idades:
2 meses (VIP- vacina inativada)
4 meses (VIP- vacina inativada)
6 meses (VIP- vacina inativada)
15 meses (VOPb – vacina oral)
4 anos (VOPb – vacina oral)
Em caso de dúvida, durante a campanha de atualização da caderneta de vacinação (19 a 30 de setembro), basta levar a caderneta da criança a um posto de vacinação.
Dia D de Mobilização será no sábado, 24 de setembro, mas a campanha se inicia na próxima segunda-feira (19/09) e vai até 30 de setembro. Ao todo, foram enviadas às unidades da federação 26,8 milhões de doses, que serve tanto para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões), como doses extras para a campanha (19,2 milhões). Serão cerca de 36 mil postos fixos de vacinação e 350 mil profissionais de saúde envolvidos nos 12 dias de mobilização.
Caderneta de Vacinação
Trata-se de um documento indispensável durante o desenvolvimento de uma criança, uma vez que o controle das vacinas pode evitar uma série de doenças. No entanto, adolescente e adultos também devem manter suas vacinas em dia.
Caso não esteja de posse do cartão de vacinação, por motivo de perda ou dano, é recomendado que o usuário procure o serviço de saúde que costuma vacinar ou que faça parte de seu território de abrangência. Lá, ele terá o chamado “cartão espelho”, no qual ficam arquivados os registros de doses que foram aplicadas.
Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/vacinacao 

Nenhum comentário:

Postar um comentário